Hoje em dia boa parte das informações sobre o cidadão está no celular, e com o FGTS – Fundo de Garantia não é diferente. Você trabalhador que possui um celular e gostaria de ficar por dentro das principais informações sobre o serviço, principalmente sobre o extrato e saldo do FGTS, poderá realizar a adesão ao programa do governo e receber informações através de mensagens SMS. Assunto que estaremos tratando a seguir.
Como funciona o FGTS via SMS?
O serviço do FGTS por SMS permite ao trabalhador, obter informações sobre as movimentações da conta vinculada ao Fundo de Garantia. Esse serviço é feito através do número do NIS (Pis/Pasep) que pode ser facilmente encontrado em sua carteira de trabalho. Juntamente com a SENHA INTERNET, que é cadastrada no site dos serviços Caixas, mediante confirmação de dados pessoais, como filiação e CPF, ou através da Senha Cidadão, em conjunto com o Cartão do Cidadão.
Este acesso permite além da consulta ao saldo do FGTS, também a outros serviços do trabalhador, como o PIS e abono salarial. Mas atualmente o serviço de movimentações via SMS é somente para o Fundo de Garantia.
Vantagens de receber o extrato do FGTS por SMS?
Com este serviço o cliente irá receber um extrato bimestral por SMS, excluindo o que é enviado para a casa, reduzindo o consumo de papel e ainda contribuindo para a preservação do nosso meio ambiente.
Mas ainda sim, um extrato anual do Fundo de Garantia será enviado, expondo todas as informações consolidadas do ano vigente.
Saiba quais são as situações permitidas para sacar o fundo de garantia.
Quais são os avisos que podem ser enviados via mensagem?
Você que está pretendendo receber suas informações sobre sua conta do FGTS, poderá através do celular receber os seguintes avisos:
- Valor do depósito mensal feito pelo empregador
- Saldo do FGTS atualizado com juros e atualizações monetárias
- Liberações de saque ou ajustes na conta, quando houver
Como fazer para acompanhar o FGTS no celular
- Primeiro você vai precisar acessar o site oficial do FGTS Caixa na internet, através da URL www.fgts.gov.br/trabalhador/servicos_online/msg_celular.asp
- Em seguida clique na opção: “Faça sua adesão ao serviço”, em uma caixinha amarela, pouco abaixo das principais informações sobre o programa.
- Então você será redirecionado para a página: www.servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto=FGTS
- Nela será solicitado que você inclua o número do seu NIS (Pis/Pasep), que é o número da sua carteira de trabalho. É possível também fazer o login através do seu email.
- Coloque a sua senha da internet, caso não possua uma, clique na opção “cadastrar senha”, caso tenha esquecido sua senha, clique na opção “trocar senha”.
- Depois de realizar o login, vá até a aba Serviços Online > MSG Celular, então siga o passo a passo que for indicado, inclua o seu número de telefone com DDD, sem o zero e faça a adesão ao serviço.
No primeiro acesso ao menu de serviços pelo celular, pode ser necessário uma atualização de endereço em seu cadastro. Informe o CEP referente ao endereço do trabalhador e clique no botão “Continuar” para prosseguir na operação. Na página seguinte informe o número d
A tela Endereço exibirá ao trabalhador o endereço constante no sistema do FGTS, contendo os seguintes dados:
- Nome;
- Endereço;
- Número;
- Complemento;
- Bairro;
- Localidade;
- UF
- CEP
Caso não exista nenhum endereço cadastrado na base do FGTS, será apresentada tela para informação do CEP e inclusão do endereço. Para tirar qualquer dúvida referente a este serviço e outros, você poderá ligar na ouvidoria da Caixa, através do telefone 0800-725-7474.