Como a maioria dos trabalhadores já sabe, a partir de março desse ano será possível retirar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), medida que foi anunciada no final de 2016 pelo atual presidente da República.
Muitas pesquisas têm sido feitas em sites de busca desde então, como perguntas referentes ao valor do saque, possibilidade de retirar o Fundo de Garantia de mais de uma conta inativa, entre outras.
Mas o que a grande maioria dos beneficiários quer mesmo saber é se existe uma forma de consultar o saldo do FGTS antes de ir até uma agência bancária para retirá-lo.
Podemos te dizer de antemão que existe sim uma maneira de consultar o saldo do seu Fundo de Garantia, e é mais simples do que parece. Para entender melhor como fazer isso, confira nosso passo a passo!
Como consulto o meu saldo do FGTS?
Site da Caixa
Você pode fazer isso pelo computador, no conforto da sua casa. Para saber quanto dinheiro existe na sua conta do Fundo de Garantia basta acessar o site da Caixa Econômica Federal.
No site, você será encaminhado ao Portal do Trabalhador, que irá pedir algumas informações suas como seu PIS, senha e um código de verificação. A partir disso, você tem acesso ao seu saldo.
Site do FGTS
Uma segunda opção para consultar seu saldo é acessar o site do próprio FGTS. Logo na página inicial é possível ver os ícones relacionados a cada serviço disponível. Basta clicar em “Extrato do FGTS”.
Você será então encaminhado a uma página que te dá uma explicação sobre as informações necessárias que você precisa disponibilizar para que possa ter acesso a consulta do saldo.
O extrato do FGTS te mostra todos os detalhes dos seus dados cadastrais e ainda o que foi lançado em sua conta nos seis meses anteriores.
Quando falamos em detalhes dos dados cadastrais, nos referimos a dados do empregado e empregado, dia em que seu saldo foi atualizado pela última vez, o valor atual do seu FGTS e mais algumas informações.
O site ainda recomenda que os beneficiários leiam o Manual de Orientações – Emissão de Extrato e Informações de Contas Vinculadas, oferecido pelo site da Caixa Econômica, para que os beneficiários possam se informar melhor sobre esse assunto.
Aplicativo FGTS
Graças a tecnologia, já é possível consultar seu saldo do Fundo de Garantia através de um celular smartphone ou um tablet!
Tudo o que você precisa é de um celular ou tablet com sistema Android, IOS ou Windows Phone. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado em seu aparelho a qualquer momento.
Além disso, o aplicativo FGTS permite que você consulte o saldo e também acompanhe todos os depósitos. Ele ainda te ajuda a localizar os pontos de atendimento mais próximos e atualiza seu endereço automaticamente.
A ideia de poder consultar o saldo por um aplicativo em um dispositivo móvel é ajudar o país a ser mais sustentável. E outra vantagem é que você pode salvar seu extrato do FGTS em PDF ou enviá-lo por e-mail, caso precise dele mais tarde!
Agências Caixa
Mas se você é do tipo de pessoa que não se dá muito bem com a tecnologia e prefere resolver os assuntos pessoalmente, é possível consultar o saldo do seu Fundo de Garantia no banco mesmo.
Tudo o que você precisa fazer é se dirigir até uma das agências da Caixa Econômica Federal e ir até o balcão de informações. Ali você será orientado por um funcionário do banco que te ajudará a ver o saldo do FGTS.
Também existem postos de atendimento que disponibilizam consulta do saldo do FGTS. Mas para ser atendido nesses postos, o beneficiário precisa estar com seu Cartão Cidadão.
Se por algum motivo não estiver com o cartão, deverá ter consigo a senha do mesmo. A única forma pela qual não é possível consultar o extrato, bem como o saldo do Fundo de Garantia é pelo telefone, no entanto, há um leque de opções.
Bom, esperamos que você tenha entendido como funciona os processos de consulta de saldo do FGTS. Não se esqueça de informar os dados necessário se preferir usar a internet, ou carregar com você o cartão cidadão para um atendimento pessoal.
Calendário de pagamentos do FGTS
Os pagamentos das contas inativas do FGTS serão feitos de acordo com o calendário oficial divulgado pela Caixa Econômica Federal. Os saques poderão ser feitos de acordo com o data de nascimento do trabalhador.
Muito bom artigo!